segunda-feira, 24 de março de 2008

Processo de Beatificação da Sãozinha...


O processo para a beatificação da Sãozinha encontra-se a decorrer desde 1994.











O 1º.passo de um processo de beatificação:
A canonização, processo que leva alguém a ser considerado santo, é burocratizada e pode levar décadas.
O candidato deve provar virtudes heróicas e poder para conceder graças (milagres).
O sucesso da causa depende da dedicação do postulador, "advogado" do candidato.
Ele deve documentar o processo, buscar testemunhos e demonstrar supostos milagres.
O candidato que vence etapas do processo muda de"status".
No começo, é um servo de Deus. Depois, venerável, quando o papa reconhece virtudes heróicas, passa a beato quando se reconhece que realizou um milagre e, enfim, santo quando um novo milagre é reconhecido.

Começa na diocese em que o candidato realizou sua principal obra.
São reunidos escritos do candidato e documentos sobre sua vida e testemunhos de pessoas que receberam graças e que eventualmente conviveram com ele.
O processo vai para a Congregação para as Causas dos Santos, no Vaticano. Lá, passa por três comissões (Histórica, dos Consultores Teólogos e Congregação de Cardeais e Bispos).
Aprovado, segue para o papa, que edita decreto reconhecendo que o candidato é venerável (exerceu em grau heróico as virtudes de fé, esperança, caridade, prudência, justiça, temperança e fortaleza).

Fonte: Patriarcado de Lisboa

5 comentários:

Inácio Silva disse...

Nasceu um ano antes da minha mãe,cresceram juntas na mesma aldeia,mimada e rica não deixou de partilhar com os demais as brincadeiras da infancia, a morte precoce separoas, felizmente a minha mãe ainda é viva, a Sãosinha partiu cedo, a sua morte levou a que os pais iniciassem uma obra extraordinária a qual recebeu o seu nome.

Inácio Silva disse...

Não posso dizer que a Sãozinha seja santa, mas posso afirmar que a minha mãe o foi, é e continuará a ser a minha santa.

Unknown disse...

pesso perdao a Saozinha ..por a minha ignorancia ,,apenas a poucos meses conheci a imagem e o nome de Saozinha,,,,mas quando senti a imagem de Saozinha ,,,o meu coracao saltou no meu peito,,,,nesse mesmo dia prometi a mim mesma ,,conhecer em breve Saozinha,,,,aqui deixo o meu respeito e carinho ....MT...LUXEMBURGO

Unknown disse...

dESDE MUITO GAROTA QUE OUVI FALAR DA sÃOZINHA
uMA PAGELA DELA QUASE DESFEITA AINDA ME ACOMPANHA.hOJE POR AFINIDADE SOU PRIMA DE UM pIMENTEL
tEIXEIRA SEU PRIMO.tENHO FÉ NELA E TENHO A CERTEZA QUE ELA HÁ TEMPOS ME CONCEDEU UMA GRAÇA QUASE IMPOSSIVEL DE REALIZAR.cUROU UM SEU PRIMO NA ALTURA COM 3 ANITOS DE
UM CANCRO NOS INTESTINOS.Hoje é um bonito rapaz com 23 anos.Foi mesmo um milagre.Obrigada Sãozinha

Unknown disse...

sim ja tive o maior previlejio de visitar a SAOZINHA e assim poder concretizar a minha promessa ;;sera dificil descrever o que senti;;;;mas a uma promessa ;;sim um dia voltarei a visitar TERESA ARAUJO